sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A Procissão do Bom Jesus dos Navegantes em Touros - RN - ( PARTE I )

PARTE I
Procissão do Bom Jesus dos Navegantes em Touros-RN em 1965

Faz alguns anos que no dia da procissão do Bom Jesus dos Navegantes, sento-me em frente da casa de papai por volta das quatro horas da tarde de 01 de janeiro de cada ano e passo a observar todo o movimento do ser humano, panorama antropológico digno de reflexões e lições para a nossa vida. Esta casa tem uma localização central, pois fica em frente a uma das farmácias da cidade, de um lado o Grupo Escolar e do outro o Mercado Público. Desse modo, é possível uma excelente observação do que se passa ao longo da tarde do dia da procissão do Bom Jesus dos Navegantes na cidade de Touros/RN. Crianças bonitas, limpas, arrumadas, outras descalças, magras e sozinhas, homens jovens e velhos, pessoas vestindo túnicas vermelhas, brancas e marrons, como na antiguidade grega vão passando ao longo da rua em direção à Igreja. Pessoas almoçando na calçada ao lado, pessoas conhecidas, pessoas desconhecidas; algumas nos bares bebendo, outras voltando da praia, homens arrumando algumas barracas. Tudo é um vai e vem que se encontra em algum lugar, até mesmo dentro de você. Músicas enchendo o ar, e o pôr-do-sol que começa a ensaiar a espera da noite e a Terra vai baixando e o sol que brilha sem querer se apagar aos nossos olhos. Todo esse movimento antecede a procissão do Bom Jesus dos Navegantes em Touros.
Tradição que merece ser investigada, a procissão do Bom Jesus dos Navegantes de Touros/RN é um dos festejos católicos mais bonitos da cidade. Não temos conhecimento em registro oficial do período em começou a ser realizada essa procissão. O que sabemos é que as primeiras procissões no Brasil aconteceram no Brasil colonial (1500-1822). A esse respeito Câmara Cascudo fala de uma primeira procissão que aconteceu em Salvador em 1549, a Procissão de Corpus, realizada pelos padres Jesuítas que aqui habitavam. 


             Procissão do Bom Jesus dos Navegantes em Touros-01 de janeiro de 1975.


Considerando que a imagem do Bom Jesus foi encontrada em Touros, em fins do século XVIII (PATRIOTA, 2000) e que a Capela do Bom Jesus estava construída em fins de 1800 e entronizada a imagem, por estes anos deve ter sido iniciada a procissão do Bom Jesus. Ainda, segundo este historiador, em 1832, com a criação da Freguesia do Senhor Bom Jesus dos Navegantes do Porto dos Toiros, advinda do desmembramento da Freguesia de Extremoz (Nossa Senhora dos Prazeres e São Miguel), a capela ganhou o predicamento de Igreja Matriz (PATRIOTA, 2000, p.249), bem como por ser a procissão uma das tradições portuguesa e termos sidos colonizados por eles, é provável que logo que foi erigida a capela e a imagem entronada começaram a ser realizadas as procissões. Claro que não poderia ser da forma que conhecemos hoje, deste modo, questionamos: que permanências e mudanças podemos citar entre as procissões de ontem e de hoje? Que diferenças e semelhanças nas festividades do final do ano na cidade de Touros/RN?
A festa do Bom Jesus da Paróquia de Touros-RN vai chegando aos primeiros dias de cada mês de dezembro e a cidade se prepara para comemorar mais um Ano-Novo.. As pessoas pintam suas casas, compram roupas novas, móveis novos e até procuram se renovar como pessoas. Após a primeira celebração da noite, as famílias se reúnem na barraca ao lado da Matriz e se confraternizam com abraços, apertos de mão, choros, emoções, bebidas, comidas. São diversos reencontros, pois os tourenses que moram em outras cidades retornam para rever os parentes e comemorarem mais um ano que termina e outro que inicia. 


Continua na Próxima Postagem 

Maria Antônia Teixeira da Costa







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita. Deixe aqui o seu comentário e possíveis sugestões. Lembrando que eventuais comentários agressivos ou de baixo calão serão removidos da página.