domingo, 19 de abril de 2015

MEU GATINHO CHAMADO CETIM


 Em uma das manhãs de domingo do mês de fevereiro de 2015, em minhas pesquisas, leituras matinais, me deparei com a poesia “Cetim”, de Zalina Rolim. Até então não sabia o nome da poesia, nem a autora, mas ao lê-la minhas memorias voltaram ao tempo de criança. Essa poesia, papai, seu Lucas do motor, me ensinou e eu recitava quando saíamos de manhã para passear na praia de Touros-RN por volta de 1969. Encontrei a poesia no “Programa do Ensino Primário Elementar” publicado pelas edições Walter Pereira – Natal-RN em maio de 1968, quando Secretário de Estado de Educação e Cultura,  Jarbas Ferreira Bezerra. Uma das conselheiras do Conselho Estadual de Educação, consta na contra capa do programa (Livro), a professora Francisca Nolasco Fernandes de Oliveira, grande educadora, conhecida por sua obra: "Menina feia e amarelinha".
 
 
Maria Antônia Teixeira da Costa aos 3 anos de idade
 

Cetim

Autora: Zalina Rolim

 
Eu tenho um gatinho

Chamado Cetim.

É alegre e mansinho,

E gosta de mim.

 

Bem cedo na cama

Vai êle : “miau”

E tanto me chama

Que até fica mau.

 

E inventa brinquedo.

E pula no chão

Que eu fico com medo.

Não tenho razão?
 
 
Recitei muitas vezes essa poesia para os amigos de papai quando íamos de manhã cedinho para a praia. Hoje, anos de 2015,  é muito difícil ouvir crianças recitarem poesias.  Saudades!
 
 

 

Observação: Considerada a ortografia do ano da publicação
 
 
 
Sobre a autora da poesia. Ver o site:
BIOGRAFIA DA AUTORA DA POESIA http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_m_z/zalinarolim/index.php?p=5494
 
 

 

Um comentário:

  1. Muito Bonita essa poesia, hoje dificilmente vejo alguém recitar poesias.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita. Deixe aqui o seu comentário e possíveis sugestões. Lembrando que eventuais comentários agressivos ou de baixo calão serão removidos da página.